Funil de vendas para uma pequena empresa

Como montar um funil de vendas para pequenas empresas 

Tudo o que você precisa saber para construir um funil de vendas.

Exemplo de um funil de vendas


O que é um funil de vendas?

A maneira mais eficiente de uma pequena empresa aumentar suas vendas na internet é com um funil de marketing e vendas, ter bem definido todo o processo para vender com mais previsibilidade e segurança.

Um funil de vendas é uma série de etapas pelas quais um cliente em potencial passa antes de se tornar de fato um cliente. Cada etapa do funil é projetada para incentivar o cliente a continuar avançando até que faça uma compra. Aqui está o passo-a-passo de como criar um funil de vendas eficaz para uma pequena empresa:

  1. Defina o seu público-alvo

Antes de começar a criar seu funil de vendas, você precisa ter uma compreensão clara de quem é o seu público-alvo. Quem são as pessoas que você está tentando alcançar com seus produtos ou serviços? Quais são suas necessidades e desejos? Quais são seus interesses e comportamentos de compra? Essa pessoa vai estar em qual rede social?

Planeje exatamente quem é o público que você quer atingir através de sua comunicação, assim você vai ter uma qualidade melhor de possíveis compradores e não ter tantos curiosos.


funil de vendas online

  1. Esteja no canal certo.

Uma vez que você conhece seu público-alvo, você pode começar a criar anúncios para atrair essas pessoas. Isso pode incluir anúncios no Facebook, Instagram, Google, artigos em um site, vídeos, infográficos, guias de compras e outros tipos de conteúdo que vão chegar até as pessoas que você quer atingir com sua estratégia e ajude a educar, e informar seus clientes em potencial sobre seus produtos ou serviços.

Se você ainda não sabe qual canal é melhor para o seu negócio, uma premissa básica é fazer testes em diferentes plataformas e analisar as métricas, porque precisamos analisar a quantidade de pessoas que viram os anúncios em relação a quantidade de pessoas que compraram de fato.

  1. Saiba trabalhar em diferentes meios.

Primeiro você precisa entender qual é o local que te traz maior resultado, e você precisa também estar em outros locais. Por exemplo, se o que te traz mais resultados é anúncios no Google, além do seu trabalho no Google você precisa também ser ativo nas mídias sociais, porque o cliente que estiver pesquisando para conhecer melhor sobre a sua empresa vai acabar chegando até outro canal seu, e se não estiver nada de informação pode acabar sendo uma venda perdida.

Você pode ter estratégias em canais diferentes como por exemplo uma lista de email para quem não comprou nada de você e periodicamente sua empresa envia emails com novas ofertas para tentar “ativar” as pessoas que ainda não compraram, é bom ter isso tudo guardado dentro de um CRM.

  1. Tenha um CRM

Depois que seus clientes em potencial se interessarem pelo que você vende, é importante manter contato com eles. Um CRM pode te ajudar a manter um funil de vendas organizado, e saber em que etapa a pessoa ficou, se foi alguém que pediu mais informações e não comprou, você pode ter uma nova conversa com essa pessoa e recuperar uma venda que parecia perdida, mas toda essa organização tem que ser feita através de um CRM.

Exemplo de CRM

Exemplo de um CRM

  1. Faça boas ofertas

Ofereça um produto ou serviço que seja relevante para as necessidades e desejos de seus clientes em potencial, teste diferentes ofertas, se frete grátis não funcionou bem, tente algo de leve 2 e pague 1, brindes, condição diferente, etc.

Diferentes ofertas vão atrair pessoas que estão em momentos de compra diferentes, talvez alguém que não planejava comprar esse mês pode se deparar com alguma promoção sua e assim decide agir e comprar.

  1. Acompanhe suas conversões

É importante acompanhar suas conversões para que você saiba o que está funcionando e o que não está funcionando em seu funil de vendas. Use uma ferramenta de análise para acompanhar as ações de seus clientes em potencial, como cliques em links, taxas de abertura de e-mails e compras.

Tenha todas as métricas muito bem definidas e alinhadas, assim você vai saber em que etapa do funil está o seu problema e vai ficar muito mais fácil de resolver.

Se você quiser que eu pessoalmente te ajude a estruturar o seu funil de vendas para que sua empresa tenha um resultado melhor nas vendas online, clique aqui e preencha o formulário para conversarmos sobre como seu negócio vai vender com mais resultados.

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