Como converter sua taxa de conversão de clientes

Como converter mais clientes para sua empresa

Se você está explorando e pesquisando sobre o que é marketing digital, é provável que já tenha se deparado com o termo “conversão”. Apesar de ser um dos fundamentos essenciais do marketing digital, é um conceito que merece uma análise cuidadosa.

Em uma estratégia de marketing digital, a conversão representa uma das etapas finais. Em termos simples, a conversão ocorre quando o cliente executa a ação desejada para a qual você o atraiu.

Existem várias maneiras de realizar ações de conversão, e isso depende inteiramente do tipo de estratégia aplicada ao negócio. Além disso, essas ações podem ser combinadas para obter melhores resultados.

No âmbito do marketing digital, o crescimento e o sucesso de um negócio estão intrinsecamente ligados à capacidade de vender mais. Isso requer um conjunto de ações coordenadas por uma equipe que trabalhe em harmonia.

Deseja entender mais? Continue a leitura deste texto para obter uma visão mais profunda sobre o que é conversão no marketing digital e como aprimorar suas estratégias de conversão.

Mas, afinal, o que é conversão no contexto do marketing digital?

No contexto do marketing, a conversão é uma ação realizada pelo usuário em um site ou em uma campanha. Essas ações devem ser mensuráveis, ou seja, passíveis de serem contabilizadas, pois representam a fase final do funil de vendas.

Após percorrer um caminho estrategicamente planejado, o usuário é persuadido a realizar uma ação específica. Portanto, uma conversão pode ocorrer quando o usuário clica em um botão, faz o download de algum tipo de conteúdo, conclui uma compra ou até mesmo lê um artigo.

A métrica fundamental para avaliar o desempenho de uma estratégia é a taxa de conversão. Essa métrica não só considera o sucesso de uma campanha com base em dados quantitativos expressivos, mas também leva em conta os aspectos qualitativos.

Durante uma ação de conversão, é possível coletar informações sobre o usuário interessado no conteúdo ou produto oferecido. Quanto mais informações são coletadas, maior é a taxa de sucesso. Portanto, tais ações são cruciais para fortalecer a estratégia de vendas, como, por exemplo, a estratégia de Inside Sales.

Além de compreender o conceito de conversão, é essencial ter conhecimento sobre o funil de vendas ou funil de conversão.

O que é o funil de vendas ou funil de conversão?
O processo de convencer um cliente a realizar uma ação percorre várias etapas. O funil de vendas ou de conversão representa visualmente cada fase pela qual os potenciais clientes passam até atingirem a conversão.

Por que é crucial ter um funil de vendas bem estruturado? Porque ele delineia todas as etapas da estratégia, desde a identificação do problema até a solução final: a compra do produto, o download de conteúdo ou qualquer outra ação planejada pela empresa.

Para conceber uma estratégia eficaz, é essencial desenvolver um funil de vendas bem elaborado. As diferentes fases do funil incluem:

1. Topo do funil: fase da descoberta, em que o usuário reconhece um problema ou necessidade.
2. Meio do funil: fase da consideração, em que o usuário começa a avaliar possíveis soluções para seu problema.
3. Fundo do funil: fase da decisão, em que o usuário está pronto para tomar uma decisão de compra ou aceitar uma solução oferecida.

Quais os segredos para a conversão?

Essa é uma definição simplificada das etapas do funil de conversão. Um funil bem estruturado é desenvolvido em colaboração com a equipe de marketing, com base na persona do negócio. Requer um planejamento detalhado e atenção cuidadosa para que as estratégias de cada fase se complementem e resultem no sucesso da campanha.

O que é taxa de conversão?

Em termos técnicos, a taxa de conversão é a métrica que indica o sucesso de uma campanha, calculada pela relação entre tráfego e conversão.

Mas o que é tráfego?

Tráfego refere-se a todas as visitas que um site ou página recebe. Existem dois tipos de tráfego: orgânico e pago.

O tráfego orgânico ocorre quando os usuários acessam um site espontaneamente, seja por meio de uma busca ou diretamente por um link.

Já o tráfego pago ocorre quando os usuários são direcionados para uma página por meio de campanhas de anúncios.

Portanto, a taxa de conversão é calculada pelo número de conversões dividido pelo número de visitas, multiplicado por 100, conforme a fórmula:

(Taxa de conversão = (Conversões / Tráfego) * 100)

Exemplos de ações de conversão no marketing digital incluem:

– Clicar em um botão para baixar um material.
– Clicar em um link para outra página.
– Inscrever-se para receber uma newsletter.
– Concluir uma compra.
– Preencher um formulário.

É fundamental alinhar estratégias para converter mais usuários, combinando estratégias de tráfego pago e orgânico para atrair mais visitantes para uma página online. Isso requer um planejamento cuidadoso e um direcionamento correto para identificar o público-alvo, conhecendo bem a empresa e sua persona.

Como aumentar minha taxa de conversão?

Agora que você compreendeu o conceito de conversão, funil de conversão, taxa de conversão e tráfego, é hora de agir para aumentar a taxa de conversão da sua empresa.

Aumentar o tráfego
Em marketing digital, nenhuma estratégia funciona isoladamente. Portanto, estratégias de tráfego podem resultar em mais conversões, já que uma ação complementa a outra.

Investir em estratégias de tráfego significa que mais pessoas serão expostas ao seu conteúdo, o que aumenta o número de potenciais clientes avançando para a próxima etapa do funil em seu site.

As campanhas de tráfego pago são valiosas nesse sentido, pois direcionam os usuários para uma ação específica, como um botão de compra.

Por outro lado, as campanhas de tráfego orgânico aumentam a visibilidade da página de forma mais consistente ao longo do tempo. Essa abordagem está mais relacionada à consistência do que ao

impacto imediato. O investimento em tráfego orgânico permite que mais potenciais clientes descubram seu site.

Produzir conteúdo

Muitas vezes, uma campanha não visa necessariamente a conversão imediata em uma venda ou adoção da solução oferecida pela empresa. Muitas campanhas são direcionadas para ações específicas, como assistir a um vídeo, ler um artigo ou baixar um material.

Essas campanhas têm o objetivo de fortalecer a presença da marca entre os usuários. Quando um cliente decide consumir seu conteúdo, é porque considera relevante e útil para resolver seus problemas ou necessidades.

Por exemplo, se você possui uma clínica veterinária e deseja atrair mais clientes, pode criar conteúdo informativo sobre cuidados com animais de estimação em seu site. Produzir vídeos ou ebooks sobre cuidados específicos para determinadas espécies pode ser uma forma de atrair clientes em potencial.

Investir em conteúdo rico e informativo é essencial para aumentar o tráfego e realizar campanhas de conversão mais eficazes.

Chamadas para ação (CTAs)

As CTAs são chamadas diretas para uma ação específica, como “leia mais aqui” ou “clique aqui para baixar nosso ebook”. Elas representam a última etapa do processo de convencimento do usuário.

É fundamental que as CTAs sejam atrativas e persuasivas, pois têm o poder de influenciar a decisão do usuário. É um equívoco pensar que, uma vez que o usuário alcançou essa fase, a ação é garantida. No mundo online, estamos constantemente competindo pela atenção do usuário, portanto, é essencial destacar-se e oferecer uma experiência de usuário envolvente.

Como criar uma boa CTA?

Não existe uma fórmula mágica para criar uma CTA eficaz. O sucesso de uma CTA depende do conhecimento que você tem sobre seu cliente e sobre a campanha em questão. É essencial que a CTA esteja alinhada com o propósito da campanha, a linguagem utilizada e o público-alvo.

Investir em copywriting

O copywriting envolve a criação de textos e redação que, alinhados com a estratégia de marketing da empresa, visam atrair mais clientes e/ou usuários.

Um copywriter é responsável por guiar o usuário durante todo o processo de decisão de compra por meio de sua escrita. Portanto, é crucial investir em copywriting para garantir uma comunicação eficaz com o público-alvo.

Conclusão

Agora que você entende melhor o que é conversão no marketing digital e como aumentá-la, está preparado para impulsionar os clientes a realizar ações desejadas. Lembre-se de que uma estratégia de conversão bem-sucedida requer planejamento, execução cuidadosa e uma equipe qualificada para garantir resultados positivos.

E se quiser a minha ajuda para que eu pessoalmente te ajude nesse processo, preencha o formulário aqui abaixo para que eu entre e contato e agendarmos uma sessão estratégica 

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